ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

COMO DEIXAR DE FUMAR

Aproximadamente 2 milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo de doenças relacionadas com o tabaco. Essas doenças são causadas principalmente pelas substâncias químicas inaladas no fumo do cigarro, cerca de 4.000 diferentes, incluindo o alcatrão, a nicotina, o monóxido de carbono, os hidrocianetos e a amônia.

A nicotina é a substância existente no fumo do cigarro que cria vício e torna difícil abandonar o hábito de fumar. É um agente estimulante que provoca bem-estar e torna a pessoa mais dependente a cada inalação.

A nicotina e outras substâncias químicas do tabaco são as responsáveis pelas três doenças relacionadas com o vício de fumar que mais morte causam: o Câncer de Pulmão, o Enfisema Pulmonar e as Doenças Cardiovasculares.

Quanto mais longo for o período em que se fuma e mais elevado o consumo de tabaco, maiores são as chances de se contrair uma ou mais dessas doenças.

A partir do dia em que se deixa de fumar, no entanto, os riscos começam a decrescer, e quanto mais tempo se estiver sem fumar, mais diminuem os riscos.
Se você deixar de fumar antes de desenvolver uma doença pulmonar ou cardiovascular grave, as chances de risco no futuro reduzem-se logo para a metade. Após cinco anos sem fumar, o risco de doença cardíaca é quase o mesmo que existiria caso você nunca tivesse fumado.

Portanto, enfrente o desafio e para o próprio bem de sua saúde,
DEIXE DE FUMAR.* O que Fazer Quando Tiver Vontade de Fumar1 . Para dominar esse desejo, consulte as suas anotações diárias sobre os cigarros que fuma e veja o quanto você gasta mensalmente para manter esse vício que está consumindo sua saúde lentamente.

2 . Vá apanhar um pouco de ar, mantenha-se bem ereto e faça respirações profundas. Elas introduzem mais ar nos pulmões e, passados alguns minutos, o desejo de fumar diminuirá.

3 . Tenha força de vontade e lembre a si próprio as razões que o obrigam a deixar de fumar.

4 . Mude-se para áreas de trabalho de não-fumantes.

5 . Diga a si mesmo:
NÃO VOU FUMAR.

6 . Para ocupar seu tempo e distrair-se, faça alguma outra tarefa que te agrade: escrever uma carta ou telefonar para um amigo, ler um bom livro etc.
7 . Beba um grande copo de suco de frutas ou água. Se agradar a você, faça uma refeição ligeira com alto teor de proteínas, como um sanduíche de queijo.
8 . Mastigue um chiclete sem açúcar. Podem, também, ser indicados por um médico especializado, tranquilizantes ou certos medicamentos contra o tabaco.9 . Lembre-se de que um único cigarro diminui o diâmetro das artérias, aumenta a pressão arterial e exige do coração esforços suplementares pelo período de uma hora e meia.
10. Lembre a si próprio que há milhões de ex-fumantes em todo o mundo. Se eles puderam fazê-lo, VOCÊ TAMBÉM PODE.
FONTE/AUTOR: Redaçao do Saúde Informaçoes





postado por cassea, às 18:21


Nenhum comentário:

Postar um comentário