ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

quinta-feira, 17 de março de 2011

SAÚDE






No País, dados do Ministério da Saúde revelam que de 1999 a 2009 o total de casos confirmados de hepatite B é 96.044. Mais de 50% dos casos se concentram entre indivíduos de 20 e 39 anos e cerca de 90% são agudos.

A vacina para hepatite B passou a ser oferecida pelo SUS, a partir da década de 1990. A vacinação começou no Norte do País e o quantitativo oferecido foi aumentando gradativamente, conforme levantamento de áreas endêmicas e populações mais vulneráveis. Ela é oferecida em três doses, tanto para criança, quanto para adolescentes. Uma vez imunizado contra hepatite B, o paciente também está protegido de ser infectado pelo vírus D.

A transmissão da hepatite B se dá principalmente por meio de relações sexuais, acidentes com instrumentos contaminados por sangue ou pela gravidez, quando a mãe está infectada.

A partir de 2011, a faixa etária que recebe a vacina gratuita contra hepatite B, que hoje é de zero a 19 anos, vai ser estendida a jovens e adultos de 20 a 24 anos. Em 2012, também serão beneficiados jovens e adultos de 25 a 29 anos. O Ministério da Saúde apresentou a decisão na quarta-feira (28), o Dia Mundial de Combate a Hepatites Virais, em Brasília.

Segundo o ministério, a medida será possível, pois será ampliado em 163% o quantitativo de vacinas compradas para a hepatite B. Na primeira etapa serão adquiridas 54 milhões de doses a mais do que no ano anterior. Será um total de 87 milhões de doses a serem utilizadas em 2011.

Para a redução da transmissão vertical do vírus da hepatite B, até 2011 também será intensificada a oferta de triagem sorológica a todas as gestantes que fazem o pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS) e todos os recém-nascidos de mães portadoras da doença receberão profilaxia – vacina e imunoglobulinas.

Com o intuito de fortalecer a sociedade civil organizada em relação às hepatites virais, o ministério, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), também lançou, na quarta-feira, um edital para a realização de ações de enfrentamento das hepatites. A medida visa melhorar a articulação do setor com os serviços do SUS, estimular o diagnóstico precoce e promover mobilizações comunitárias.

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde apresentou, pela primeira vez, um documento com os principais números das hepatites virais no País. As medidas anunciadas marcaram o dia de luta contra as hepatites, conforme resolução apresentada pelo Brasil na Assembleia da Organização Mundial de Saúde (OMS), em maio de 2010.
Fonte:Ministério da Saúde

POR HOJE É SÓ UMA ABRAÇO PARA TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário