ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

quarta-feira, 15 de junho de 2011

INTESTINO DELGADO

INTESTINO DELGADO

 

 



            O Intestino Delgado fica localizado entre o Estômago, que é separado pelo Piloro (porta de entrada do QUIMO).
 
E o Intestino Grosso, que é separado pela Válvula Ileocecal (porta de saída dos restos).


Este órgão possui mais de 6 metros de comprimento, dividido em três partes: Duodeno, Jejuno, Íleo.
           O Duodeno


     É a primeira parte do intestino delgado, é chamado duodeno porque tem um comprimento de doze polegadas. Duodeno em latim quer dizer "doze dedos", começa logo a seguir à válvula de saída do estômago que se chama "piloro", cujo significado em latim é "porteiro".O Duodeno possui 25 cm de comprimento, tem a forma de ferradura e é o local onde se encontra o Piloro. É também o duodeno que recebe a Bile, que é produzida pelo Fígado. 
Também no duodeno chega o suco pancreático, produzido pelo Pâncreas, este órgão possui 15 cm de comprimento e sua cor é roza-cinzentado.
O suco pancreático é produzido em torno de 1,5 litros por dia, nele consta água, enzimas, bicarbonato de sódio. Este suco desempenha a função denominado HIDRÓLISE no Intestino Delgado, que significa separar a água de outros componentes como: Gordura, Carboidratos, Proteínas e Ácidos Nucléicos.
            Com o auxílio da Bile, Suco Pancreático e o Suco Intestinal o Intestino Delgado realiza um movimento chamado de Movimento Peristáltico, que são movimentos que tem por finalidade misturar o QUIMO.
A Bile é um tipo de detergente, que quebra as gorduras, transformando-as em pequenas gotas, auxiliando assim a transformação do QUIMO em QUILO, junto com os outros dois sucos.
Toda essa transformação ocorre no Duodeno e em um pedaço do jejuno.          
            O Jejuno recebeu este nome porque os antigos observavam que nos cadáveres esta parte do intestino delgado apresentava-se sempre vazia ou em jejum, ele tem o comprimento em média a 15 pés.  O Jejuno é a parte do Inestino Delgado que tem menos bactérias, que está menos sujeito a tumores. É nesta parte do órgão que se dão as ações metabólicas dos vários fermentos produzidos pelo Pâncreas, pelos milhões de células da mucosa do intestino delgado, os quais com a ajuda dos efeitos misturadoes, transformam os vários alimentos em partículas microscópicas para poderem atravessar as paredes do jejuno e entrarem na circulação geral quando são absorvidos.
O QUILO é a comida que ingerimos, separada em Gordura, Carboidratos, Proteínas, ..., sendo considerado a parte final da digestão.
     Parede sanguínea no Intestino Delgado.

Gorduras sendo absorvidas pela corrente sanguínea.                            Proteínas sendo absorvidas pela corrente sanguínea.



Sistema Sanguíneo no Intestino Delgado                                             Vitaminas sendo absorvidas na corrente sanguínea


            Os alimentos quando bem separados organizadamente, são absorvidos pelos vasos sanguíneos levados até as células (núcleo), transformando em energia junto com o oxigênio que respiramos.
            O que não presta é mandado para o Intestino Grosso.
            O Íleo é a parte terminal do intestino delgado e o seu nome em latim significa mesmo "parte final", ele tem um comprimento de 10 pés, perfazendo com o jejuno um total de 25 pés de comprimento.
D:\Meus Documentos\IX Amostra de Pesquisa - INTESTINO DELGADO.mht


Nenhum comentário:

Postar um comentário