ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

quarta-feira, 2 de março de 2011

 



Genéricos: um direito dos consumidores.o 9.787, de 1999) faz parte de uma nova política nacional de medicamentos,que está sendo implantada pelo Governo Federal com os
O básico sobre os medicamentos genéricos tarja amarela, contendo uma grande letra G e a inscrição
Medicamento Genérico
Para serem registrados, os genéricos são submetidos a um rígido controle de qualidade, que assegura que o consumidor terá resultados
Como reproduzem uma fórmula já bastante conhecida e não têm nome comercial, os genéricos dispensam investimento no desenvolvimento de novas fórmulas e principalmente em  publicidade. Por isso custam
Por que surgiram os genéricos?
A Lei dos Genéricos é bem-vinda porque os preços dos medicamentos vinham subindo descontroladamente, deixando o consumidor sem opção: ou comprava o remédio por aquele
preço, ou simplesmente não o comprava e tinha que se virar com seu problema de saúde. A entrada dos genéricos no mercado incentiva a concorrência no setor, traz novas opções
ao consumidor e faz cair os preços.
Quem garante a qualidade?
Quem garante a qualidade dos remédios genéricos é a mesma instituição que verifica a qualidade e autoriza o comércio dos medicamentos de referência: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão do Governo Federal.
Todo laboratório que pretenda produzir um medicamento genérico deve submeter-se a uma inspeção de
higiênicas da indústria. O medicamento a ser produzido passa por
Bioequivalência
Todas as normas técnicas para a realização dos testes comos medicamentos foram regulamentadas pela ANVISA(Resolução-RDC nº 10, de 2 de janeiro de 2001). No site da
ANVISA podem ser obtidas essas informações de caráter
técnico:
DIZ A LEI:o 9.787, de 1999 (Lei dos Genéricos),art. 3º, XXII
Legislação.
Propaganda
A publicidade de medicamentos deve obedecer a crité-rios especiais, pois não se trata de vender um produtoqualquer. Desde dezembro de 2000, encontra-se em vigor uma nova regulamentação, criada pela ANVISA

(Resolução-RDC nº 102, de 2000), sobre todas as formas de propaganda de medicamentos no País. A publicidade deve transmitir apenas as informações importantes para que o usuário conheça e use com consciência o produto, sem enaltecer demais ou exagerar os benefícios do medicamento. Até mesmo sobre a propaganda pela Internet essa Resolução impõenormas. Para conhecê-la na íntegra basta visitar o site da ANVISA (www.anvisa.gov.br) e clicar em
Medicamento de referência: produto inovador registrado no órgão federal responsável
pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.
Lei n
 boas práticas de fabricação, que analisa as condições estruturais, técnicas etestes de qualidade estabelecidos pela ANVISA e realizados por empresas autorizadas. Para garantir a qualidade do genérico, a ANVISA avalia os resultados do teste de bioequivalência.

O que significa isso?
é um estudo comparativo entre as biodisponibilidades% do medicamento de referência e do genérico correspondente. Se não houver diferença entre a velocidade e extensão de absorção dos dois medicamentos, isto quer dizer que eles são intercambiáveis.&www.anvisa.gov.br.
. O remédio genérico não tem nome comercial, é identificado apenas pelo princípio tivo# da fórmula.
exatamente iguais aos do remédio de referência.
mais barato que os medicamentos de referência.
O que é um genérico?
É um medicamento que tem a mesma fórmula e produz os mesmos efeitos no organismo que um medicamento de referência (conhecido pela marca comercial). É muito fácil identificar um genérico: ele vem com uma
A Lei dos Medicamentos Genéricos (Lei n
seguintes objetivos: estimular a concorrência e a variedade de oferta no mercado de remédios, melhorar a qualidade de todos os medicamentos, reduzir os preços e facilitar o acesso
da população aos tratamentos

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