ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Doença de Crohn




A doença de Crohn é uma das várias inflamações intestinais, afecta principalmente o fim do intestino delgado e o intestino grosso. Mas pode aparecer em qualquer zona do aparelho digestivo, desde a boca até ao ânus, formando úlceras e inflamações da mucosa que podem mesmo passar as paredes do intestino e afectar também outras zonas do corpo. As pessoas que têm esta doença podem passar por períodos de doença activa e outros em que não existem sintomas sequer. Torna-se principalmente perturbante pois pode não haver um aviso prévio ou motivo para voltarem a haver sintomas, já que pode passar anos sem haver nenhum sinal da doença.

Causas da Doença de Crohn Esta doença permanece adormecida durante algum tempo e também não se sabe as suas causas oficialmente. Suspeita-se que se trata de alterações no sistema imunológico, infecções bacterianas ou mesmo causas genéticas. Esta doença tem a mesma taxa de incidência tanto em mulheres como em homens. Quanto às alterações do sistema imunológico, não é possível comprovar se são a causa da doença ou se acabam por ocorrer mesmo devido às próprias crises do doente.

Sintomas da Doença de Crohn Os sintomas variam bastante, dependendo da zona afectada, mas no geral os pacientes sofrem de diarreia crónica, febre, perda de apetite e de peso, estes sintomas podem durar semanas ou meses. Outro sintoma muito comum são as náuseas, vómitos e as frequentes dores abdominais (à volta do umbigo) ou na zona do apêndice, sendo que muitas vezes o paciente confunde esta doença com uma apendicite. Por sua vez, juntamente com as fezes pode ser expelido sangue e pus. Há complicações menos frequentes como crises de tosse e respiratórias, que juntamente, com todos os outros sintomas levam a um desgaste extremo do paciente. Também é possível que surjam úlceras na boca, perturbações oculares, dores articulares e cálculos renais (devido à má absorção de certos alimentos a nível dos intestinos. É de notar que muitas pessoas possuem a doença e nunca foram alvas dos sintomas que podem mesmo surgir uma vez na vida.

Tratamento da Doença de Crohn O tratamento, tal como os sintomas, dependem da localização da infecção e da gravidade da doença no ponto em que é diagnosticada. Quando já se sabe que possui a doença e os episódios não são muito intensos, o paciente pode apenas repousar quando tem febre e evitar esforços mentais e físicos excessivos. Deve ainda recorrer ao médico sempre que haja episódios persistentes ou recorrentes de diarreia, febre ou dor abdominal. Em princípio, se ainda não lhe foi diagnosticada a doença, o médico irá fazer testes para verificar o prognostico e se confirmar que se trata da doença de Crohn, poderá subscrever medicamentos antidiarreicos potentes e de efeito duradouro para reduzir os episódios inflamatórios, corticosteróides durante os períodos de doença aguda. No caso das complicações mais graves já referidas acima, provavelmente o médico vai aconselhar uma intervenção cirúrgica para remover a área afectada. Esta doença, apesar de não ter cura, tem boas hipóteses de controlo, desde que o doente esteja disposto a tratar-se. Em muitas pessoas, após o tratamento, a doença quase não se manifesta; noutras mesmo com intervenção cirúrgica pode voltar a ocorrer.


cassea

Nenhum comentário:

Postar um comentário