ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

sexta-feira, 15 de abril de 2011

pólipo intestinal









O pólipo é uma pequena protuberância que cresce em cavidades revestidas por mucosas. O intestino grosso (cólon) é o principal ponto onde surgem os pólipos intestinais.O pólipo intestinal é uma neoplasia benigna que ocorre por um crescimento anormal da próprias células da mucosa do intestino. Mal comparando, podemos dizer que são uma espécie de verruga do cólon.A imensa maioria dos pólipos são lesões benignas e continuarão a sê-las para o resto da vida. Porém, dependendo do tipo de pólipo () existe o risco de transformação para câncer.


Fatores de risco para o desenvolvimento de pólipos intestinais

Idade acima de 40 anos

Doença inflamatória intestinal

História familiar

Tabagismo

Sedentarismo

Dieta rica em gorduras saturadas

Dieta pobre em frutas, vegetais, fibras e cálcio

Excesso de álcool

Quais são os tipos de pólipos intestinais? Quais pólipos podem virar câncer?

Existem vários tipos de pólipos, porém, dois deles correspondem a imensa maioria:a.) Hiperplásicos - pólipos de tamanho pequeno, normalmente localizados na porção terminal do cólon (reto e sigmóide). Não apresentam potencial para se transformar em câncer.b.) Adenomas - São os pólipos que apresentam risco de se transformar em câncer. Porém, menos de 5% dos adenomas acabam por se transformar em uma lesão maligna.Em média, um adenoma demora pelo menos 7 anos até se transformar em câncer.É importante saber que a maioria dos cânceres de cólon surgem de um pólipo, porém, são minoria os pólipos que podem se transformar em câncer.

tratamento dos pólipos intestinaisA maneira mais eficaz de se evitar o câncer de cólon é identificando precocemente pólipos adenomatosos e removendo-os antes que se transformem em uma lesão maligna. Remoção de pólipo intestinalComo já referido, os pólipos podem ser retirados pela colonoscopia imediatamente após a sua identificação.A remoção dos pólipos não dói e não costuma causar sangramentos.Raramente o pólipo é grande o suficiente para a remoção não poder ser feito pelo colonoscópio. Nestes casos, é normalmente necessária cirurgia para extração da lesão.A remoção de pólipos é segura, havendo uma taxa de complicações menor que 1 a cada 1000 procedimentos. Os maiores risco são a perfuração do cólon e o sangramento.

as imagens foram tiradas do google para ilustração do trabalho.

cassea

Nenhum comentário:

Postar um comentário