ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Farmacodermia ou reações adversas a drogas



Farmacodermias ou reações medicamentosas adversas*


são doenças tegumentares (porque envolvem pele e/ou mucosas) e/ou sistêmicas produzidas, direta ou indiretamente, pelo uso de medicamentos, administrados por via oral ou parenteral, independentemente da dose.*Reação adversa a droga pode ser definida como manifestação clínica indesejável consequente a ou causada pela administração de uma droga em particular, incluindo os efeitos de superdosagem, manifestações adversas previsíveis ou inadvertidas.

Manifestações clínicas As formas de manifestação de uma farmacodermia podem ser as mais variadas possíveis como manchas avermelhadas disseminadas pelo corpo, placas de urticária, descamação, pústulas e bolhas, que podem ser acompanhadas de sintomas como pinicação e coceira.

Além das lesões da pele, pode haver o surgimento de lesões nas mucosas oculares, da boca e dos genitais, e também edema (inchaço) da face e da laringe levando à dificuldade respiratória. Em casos graves pode ocorrer a necrose da pele, aumento de gânglios linfáticos, febre e baixa da pressão arterial. Algumas farmacodermias apresentam características típicas:
FONTE;dermatologia.net
cassea

Nenhum comentário:

Postar um comentário