ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

sábado, 12 de março de 2011

Você sabe o que é diabetes mellitus tipo 1 ?

Diabetes tipo 1 pode ocorrer na faixa etária de 0-35 anos de idade, aproximadamente. Antigamente, era chamado de diabetes infanto-juvenil ou insulino-dependente, já que acomete crianças e pessoas mais jovens e provoca dependência de insulina.

A influência hereditária bem como a  presença de determinados tipos de genes como, por exemplo, os chamados HLA Dr3 e Dr4, são importantes na ocorrência deste tipo de diabets. Outros fatores como os  ambientais podem ser provocados por situações de  estresse como, por exemplo, a perda de um familiar, a separação dos pais, e mudança de casa ou colégio, podem estar “abrindo” a chamada janela imunológica do indivíduo.
Para que se desenvolva o diabetes do tipo 1, ocorre uma verdadeira “guerra” do sistema de defesa ou imunológico  do organismo contra o próprio pâncreas e, em especial, contra as células beta. Ele  forma anticorpos contra as células beta. Eles promovem uma espécie de processo inflamatório, levando a uma perda progressiva, porém rápida, da capacidade de produção de insulina.
O pâncreas é um órgão que se localiza atrás do estômago e que contém as chamadas células beta, responsáveis pela secreção de insulina.
Este mesmo processo também pode ser disparado por alguns tipos de  vírus, como o do Coxsackie  e o da caxumba, que agridiriam por engano  às células beta causando sua destruição.
A insulina é o hormônio responsável por diminuir  os níveis de glicose no sangue.  Para que isto ocorra, a insulina se liga a receptores especiais na membrana da célula – como uma chave a uma fechadura – fazendo, então, com que a glicose sanguínea entre nas células, alimentando o nosso organismo.
Quando sobra glicose na circulação sanguínea, mas falta nas células, ocorre aumento da fome ou polifagia. Ao mesmo tempo, quando a glicose ultrapassa valores de 180mg/dl no sangue, começa a ser eliminada pela urina e o indivíduo apresenta o que se chama de poliúria ou urinar muito, acompanhada de polidipsia ou muita sede.
Pode ocorrer também cansaço fácil, dores nas pernas, coceiras no corpo e visão turva.
Atenção, pois estes são os principais sintomas do diabetes.
Neste caso, o ideal é procurar  orientação médica.
http://www.tiojuliao.com.br/
Monitorizar significa controlar os valores de glicemia em um diabético, seja através do teste da glicose realizado no sangue pela punção do dedo ou pela glicosúria, através da urina.
A automonitorização compreende pelo menos a realização de três medições por dia, ou seja, antes do café da manhã, do almoço e do jantar. E é fundamental para o diabético que faz uso de insulina e pelo que se controla com dieta e comprimidos.
Em cada teste podem existir variações, pois a alimentação nunca é a mesma ou se faz as mesmas atividades o tempo todo.
Os níveis de glicose sofrem alterações, principalmente, quando relacionados à alimentação. Os valores considerados como ideais em um bom controle do diabetes são:

 
Em jejum, a glicemia deve manter-se entre 70-110mg/dl;
Duas horas após a alimentação, entre 140-160 mg/dl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário