ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

quarta-feira, 9 de março de 2011

Fecundação




 a chamada "janela de fertilidade" dura 6 dias, começa 5 dias antes da ovulação e termina no dia da ovulação. Veja a seguir como ela acontece.
  • O espermatozóide pode sobreviver até 3 dias depois que atinge a trompa de falópio. O óvulo sobrevive de 12 a 24 horas, a menos que seja fertilizado por um espermatozóide.
  • Se o óvulo for fecundado, 2 a 4 dias depois de sair da trompa de falópio ele irá para o útero onde se instalará na parede uterina iniciando o processo que levará ao nascimento de uma criança depois de 9 meses.
  • A placenta se forma no local onde acontece a instalação do óvulo. A placenta é uma camada grossa de vasos que nutrem o óvulo fecundado durante seu desenvolvimento.

  • O corpus luteum (tecido amarelado do folículo rompido) continua a produzir estrógeno durante a gravidez.


Imagem da placenta


Se o óvulo não for fertilizado, o corpus luteum se degenera na forma do chamado corpus albicans, e os níveis de estrógeno e progesterona caem. Por fim, o endométrio se dissolve e é liberado durante a menstruação.
CICLO MENSTRUAL
Fases menstruaisQuantidade normal de diasAções hormonais
Fase folicular (proliferativa) Dias do ciclo / 1 - 6: início da menstruação e fim do fluxo menstrual. Estrógeno e progesterona se encontram no nível mais baixo. Os níveis de HFE aumentam para estimular a maturação dos folículos. Os ovários começam a produzir estrógeno e os níveis sobem, enquanto a progesterona se mantém baixa.

Dias do ciclo / 7 - 13: o endométrio fica mais grosso para se preparar para a instalação de um óvulo.
Ovulação Dias do ciclo / 14: Aumento de HL. Maior ruptura de folículos e liberação de óvulo para a trompa de falópio.
Fase lútea (secretora) também conhecida como período pré-menstrual Dias do ciclo / 15 - 28: Folículos rompidos se transformam em corpus luteum que produzem progesterona. A progesterona e o estrógeno estimulam a preparação dos vasos para a instalação de um óvulo.

Se a fecundação ocorrer Óvulos fecundados se unem a esta camada de vasos que nutre a placenta em desenvolvimento. O corpus luteum continua a produzir estrógeno e progesterona.

Se a fecundação não ocorrer O corpus luteum se deteriora. Os níveis de estrógeno e progesterona caem. A camada de vasos se rompe, iniciando assim a menstruação.


fonte:http://saude.hsw.uol.com.br/infertilidade-feminina1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário