ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

quarta-feira, 9 de março de 2011

A língua



A língua movimenta o alimento empurrando-o em direção a garganta, para que seja engolidoNa superfície da língua existem dezenas de papilas gustativas, cujas células sensoriais percebem os quatro sabores primários

amargo (A)
azedo ou ácido (B)
salgado (C)

doce (D)

 

De sua combinação resultam centenas de sabores distintos. A distribuição dos quatro tipos de receptores gustativos, na superfície da língua, não é homogênea
As glândulas salivares
 presença de alimento na boca, assim como sua visão e cheiro, estimulam as glândulas salivares a secretar saliva, que contém a enzima amilase salivar ou ptialina, além de sais e outras substâncias. A amilase salivar digere o amido e outros polissacarídeos (como o glicogênio), reduzindo-os em moléculas de maltose (dissacarídeo). Três pares de glândulas salivares lançam sua secreção na cavidade bucal: parótida, submandibular e sublingual


Glândula parótida Com massa variando entre 14 e 28 g, é a maior das três; situa-se na parte lateral da face, abaixo e adiante do pavilhão da orelha.

Glândula submandibular
É arredondada, mais ou menos do tamanho de uma noz.
Glândula sublingual
É a menor das três; fica abaixo da mucosa do assoalho da boca.
O sais da saliva neutralizam substâncias ácidas e mantêm, na boca, um pH neutro (7,0) a levemente ácido (6,7), ideal para a ação da ptialina. O alimento, que se transforma em bolo alimentar, é empurrado pela língua para o fundo da faringe, sendo encaminhado para o esôfago, impulsionado pelas ondas peristálticas (como mostra a figura do lado esquerdo), levando entre 5 e 10 segundos para percorrer o esôfago. Através dos peristaltismo, você pode ficar de cabeça para baixo e, mesmo assim, seu alimento chegará ao intestino. Entra em ação um mecanismo para fechar a laringe, evitando que o alimento penetre nas vias respiratórias.
Quando a cárdia (anel muscular, esfíncter) se relaxa, permite a passagem do alimento para o interior do estômago
.


Início do sistema digestório, onde entram os alimentos. Serve de local para a mastigação através dos dentes (32 na dentição completa).
No processo de mastigação é importante salientar a função de músculos como o masséter, temporal e pterigóideios (músculos que movimentam a mandíbula), além do músculo bucinador (que forma as bochechas) que mantém o alimento dentro da cavidade bucal.
A língua desempenha papel importante na mastigação dos alimentos, pois pressiona o bolo alimentar contra os dentes além de misturar a saliva com o alimento. Além disso empurra o alimento para a faringe, iniciando o processo de deglutição.
Na boca os alimentos sólidos são reduzidos a pequenas partículas antes de serem submetidos às alterações químicas do sistema digestório.
Os dentes cumprem o papel de mastigação (corte e trituração) neste processo. As bochechas têm função de manter o alimento dentro da boca durante a mastigação.

Na boca o alimento se mistura com a saliva, que é resultante da produção de enzimas pelas glândulas salivares (anexas ao sistema): parótidas, submandibulares e sublinguais.

A língua movimenta o alimento para a orofaringe / hipofaringe e então para o esôfago.

A saliva é o produto final das secreções produzidas pelas glândulas salivares: parótida, submandibular e sublingual

Órgão muscular, impar, de forma cônica, revestido por mucosa, situado na cavidade bucal entre as arcadas dentárias.
Função
Indução à salivação, formação e movimentação do bolo alimentar. Inicia a quebra e processa a deglutição.
Anatomia da Língua







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário