ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

quarta-feira, 9 de março de 2011

SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL:




 coleta de sangue de cordão umbilical torna-se, a cada dia, uma prática mais freqüente. As potencialidades das células-tronco são objeto de estudos científicos nacionais e internacionais, estudos estes que se tornam, também, cada dia mais presentes na literatura médica. o cordão umbilical junto com a placenta que normalmente é desprezado após o parto constitui o local de mais acesso de coleta das células-tronco.

Células troco são células que podem se diferenciar e dar origem a diferentes tecidos no organismo. esta é uma capacidade especial, porque as demais células geralmente só podem fazer parte de um tecido específico (por exemplo: células do coração só podem constituir coração). Com isso, esta célula exibe um grande potencial de aplicações terapêuticas.
Outra capacidade especial das células-tronco é a auto-replicação, ou seja, elas podem gerar cópias idênticas de si mesmas garantindo uma reserva de células com capacidade de reparo (capacidade de se transformar em diferentes tipos de células).

Estas duas características fazem das células-tronco objeto de intensas pesquisas hoje, pois poderiam no futuro funcionar como células substitutas em tecidos lesionados ou doentes, como nos casos de Alzheimer, Parkinson, lesao de medula espinhal, fraturas, queimaduras, doença cardíacas, osteoporose, artrite reumatóide e doenças cardiovasculares em geral, ou ainda no lugar de células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, como no caso de diabetes.

     Recentemente, algumas pesquisas vêm demonstrando o grande potencial destas células na terapia em regenerar e melhorar a função do coração no tratamento principalmente do infarto agudo do miocárido ou insuficiência cardíaca.

     Segundo a responsável técnica pelo laboratório do IAM, os bancos de células tronco utilizam uma moderna tecnologia que assegura o armazenamento e a viabilidade do material por várias décadas e as novas terapias com as células tronco em estudo irão mudar profundamente a perspectiva de vida do indivíduo no futuro.

O IAM (Instituto de Atendimento à Mulher) foi pioneira na cidade de Assis na coleta de Células Tronco, completa agora dois anos oferecendo esta grande oportunidade para as gestantes de nossa cidade e região. Para maiores informaçãos ligue para 33241615.
 
Maria Teresa Modotti (Bióloga e Biomédica)www.iam-assis.com.br/jornal.
CASSEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário